Blumenau terá semáforos inteligentes e melhor controle do trânsito
28/11/2018 09:34 em NOTÍCIAS

Todos os semáforos da cidade serão controlados remotamente. 

Boa notícia aos que se queixam do congestionado trânsito de Blumenau. Se tudo der certo, em 2019 a tecnologia será a grande aliada no controle do fluxo de veículos da cidade, agilizando o trabalho do poder público e garantindo aos condutores e pedestres mais fluidez e segurança. Foi lançada nesta semana o edital de concorrência internacional para a montagem da primeira etapa do Central de Controle Operacional (CCO) da cidade, ideia que antes recebia o nome de Centro de Operações de Blumenau (COB).

 

A licitação prevê a compra de equipamentos para transformar todos os semáforos da cidade em semáforos inteligentes. Com isso será possível, por exemplo, alterar remotamente os tempos de sinal vermelho ou verde para facilitar o fluxo de veículos em uma região congestionada. Hoje essas mudanças só são possíveis deslocando um técnico para o local.

Também serão compradas e instaladas cerca de 100 câmeras que vão ajudar no controle do trânsito da cidade. Com as imagens das mais de 90 câmeras da Polícia Militar que já estão disponíveis para o Seterb, a prefeitura terá imagens de quase 200 câmeras espalhadas pelas cidade. Alguns desses equipamentos poderão fazer a leitura das placas e alertar para a localização de um suspeito ou de veículos roubados.

A licitação prevê também a compra de todas a estrutura para a montagem dos equipamentos de controle e monitoramento no 1º andar da prefeitura de Blumenau. No total, cerca de 4,5 milhões de dólares devem ser investidos na novidade, dinheiro financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Os envelopes com as propostas técnicas serão abertos no dia 6 de dezembro. A previsão do presidente do Seterb, Marcelo Schrubbe, é que toda a estrutura seja instalada até o segundo semestre do próximo ano.

FONTE:  POR PANCHO   FOTO: Marcelo Martins, divulgação

COMENTÁRIOS