Dinheiro liberado pelo governo federal não é suficiente para reurbanizar a Rua Curt Hering
27/12/2018 08:10 em NOTÍCIAS

No futuro, carros darão lugar a mais espaço para as pessoa na Rua Curt Hering.

Rua Curt Hering, no Centro de Blumenau

Foto: Patrick Rodrigues

 

Os R$ 2,3 milhões anunciados no fim de semana pelo governo federal para a tão desejada e necessária reurbanização da Rua Curt Hering, no Centro de Blumenau, não são suficientes para executar a obra nos 330 metros da via, entre as ruas Padre Jacobs e Floriano Peixoto. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ivo Ronald Bachmann Jr., seriam necessários algo em torno de R$ 3 milhões para transformar a Curt Hering num espaço mais humano, com calçadas mais largas e no nível da rua, além de um mobiliário mais adequado.

A esperança dele é que os donos dos imóveis que serão beneficiados com a intervenção ajudem a pagar a conta, como aconteceu na execução do bem-sucedido Calçadão Brueckheimer, na Rua Capitão Euclides de Castro, uma transversal da Curt Hering. Já houve conversa do poder público com os empresários e comerciantes e é bem possível que um acordo seja firmado para que tenhamos um verdadeiro boulevard em uma das mais charmosas ruas da cidade.

Entrega em 2019

 

Bachmann diz que tem o levantamento topográfico e o projeto arquitetônico concluídos. O maior trabalho agora é detalhar melhor como será a drenagem da via. Segundo ele, tem muita coisa antiga que precisa ser substituída e um cuidado maior é necessário para dar vazão à água da chuva, já que a rua estará no mesmo nível da calçada.

Projeto de reurbanização da Rua Curt Hering

Projeto de reurbanização da Rua Curt Hering (Foto: Divulgação, prefeitura de Blumenau)

Projeto de reurbanização da Rua Curt Hering

Projeto de reurbanização da Rua Curt Hering (Foto: Divulgação, prefeitura de Blumenau)

Infelizmente não será possível substituir a fiação aérea pela subterrânea neste momento. Isso dobraria o custo da obra. A ideia é deixar tudo pronto para que no futuro seja possível sumir com os fios da via, como foi feito com a Rua XV de Novembro no início dos anos 2000.

A esperança do secretário de Desenvolvimento Urbano é licitar a execução da obra já no início de 2019. Com isso seria possível concluir a intervenção antes do período de Natal, reduzindo os inconvenientes que o comércio da região terá que encarar durante os trabalhos.

Projeto de reurbanização da Rua Curt Hering

Projeto de reurbanização da Rua Curt Hering (Foto: Divulgação, prefeitura de Blumenau)

Projeto de reurbanização da Rua Curt Hering

Projeto de reurbanização da Rua Curt Hering (Foto: Divulgação, prefeitura de Blumenau)

FONTE:  POR PANCHO   FOTO: DIVULGAÇÃO/PMB

COMENTÁRIOS