Defesa Civil de Blumenau mantém alerta de mais chuva e possível enxurrada para sábado
19/01/2019 07:13 em NOTÍCIAS

Reunião do colegiado no fim da tarde desta sexta-feira apontou 260 ocorrências atendidas na cidade e marcou para segunda-feira novo encontro para definir possível decreto de emergência.

O prefeito Mário Hildebrandt e um grupo de secretários e presidentes de autarquias de serviços básicos de Blumenau reuniram-se no fim da tarde desta sexta-feira no gabinete do chefe do Executivo para avaliar os danos causados pelo temporal de quinta-feira e planejar as ações paras os próximos dias. Como as autoridades ainda estão fazendo os levantamentos dos estragos, e a Defesa Civil mantém o alerta de mais chuva e possível enxurrada para este sábado, Hildebrandt marcou um novo encontro para segunda-feira, onde será definida a edição ou não de um decreto de situação de emergência (documento que facilita a busca por recursos em órgãos estaduais ou federais para resposta e reconstrução).

 

Conforme levantamento parcial feito pela Defesa Civil, até as 17h30min, haviam sido registradas 260 ocorrências relacionadas ao temporal. A maior parte delas, 149, tratam-se de pedidos de análise de risco. Outras 79 são de deslizamentos, a maioria de pequeno e médio porte, conforme o secretário da Defesa do Cidadão, Carlos Olímpio Menestrina. A maior parte das ocorrências, 171 delas, concentram-se na região Norte da cidade.

Seis ocorrências de deslizamentos são tratadas como alta prioridade, todas na região Norte da cidade (onde caiu o maior volume de chuva), nos bairros Badenfurt, Fidélis, Itoupavazinha, Testo Salto e Vila Itoupava.

O prefeito também fez um alerta para que os moradores economizem água. Isso porque, como em algumas regiões da cidade a falta de energia elétrica faz parte das bombas não funcionarem para levar a água mais longe na rede de distribuição, e a chuva também aumenta a turbidez da água, existe a possibilidade de que haja falta de fornecimento em parte da cidade se não houver economia por parte dos consumidores.

Outro alerta do prefeito é para que a qualquer sinal de perigo as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

 

A previsão de possível chuva no fim de semana já provocou medidas como o cancelamento do primeiro desfile da Sommerfest, que estava previsto para este sábado. Agora, os desfiles vão ocorrer nos dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro.

FONTE:   Por Redação Santa nsctotal@somosnsc.com.br

FOTO: Felipe Rodrigues, Divulgação

COMENTÁRIOS