Conheça a moto feita 'quase completamente' por uma impressora 3D
11/12/2018 10:37 em CARROS/MOTOS

Chamada de Nera, a motocicleta tem chassi, carenagens e até pneus feitos pelo sistema. Apenas motor e parte elétrica são produzidos de maneira convencional.

 A ideia de criar diversos objetos com o uso de uma impressora 3D vem ganhando força nos últimos tempos com novas empresas oferecendo este tipo de máquina. Mas que tal fazer a sua própria moto em casa?

 

Essa vontade, por exemplo, levou a um jovem artesão brasileiro a construir uma moto de papelão em casa, mas sem a funcionalidade de um modelo real. Da Alemanha, a empresa BigRep promete resolver essa questão mostrando a "primeira moto totalmente feita por impressora 3D". 

  Chamada de Nera, a motocicleta tem todas as peças feitas pelo maquinário da empresa, inclusive, os pneus, que não necessitam de ar e são formados por uma espécie de "teia anatômica" para absorver os impactos.

"Se você me perguntar de algo que tenho muito orgulho, eu respondo que é o pneu. Isso porque é um pneu de moto sem ar que é construído com uma geometria especial que você pode ver. Ele absorve todas as forças por seu material especial e pela geometria que foi projetada. Então, é uma maneira completamente nova de pensar sobre pneus ", disse Manuel Buening, diretor do projeto, em entrevista a Reuters.

 

O modelo ainda não teve todos os detalhes técnicos revelado, mas é movido a energia elétrica. De acordo com a montadora, apenas os componentes elétricos, como fiação, motor e bateria não foram feitos por impressora 3D. 

Nera é a moto feita por impressora 3D da empresa BigRep — Foto: Hannibal Hanschke/Reuters

Nera é a moto feita por impressora 3D da empresa BigRep — Foto: Hannibal Hanschke/Reuters 

Nera, da BigRep, é feita por impressora 3D — Foto: Hannibal Hanschke/Reuters

Até os pneus da Nera são feitos por impressora 3D — Foto: Hannibal Hanschke/Reuters

Por enquanto, a Nera é apenas um projeto para a BigRep divulgar suas impressoras 3D, mas pode mostrar um caminho a ser seguido por veículos no futuro. 

Moto Nera, da BigRep — Foto: Hannibal Hanschke/Reuters

FONTE:  POR G1    FOTO:Hannibal Hanschke/Reuters 

COMENTÁRIOS