Jair Rodrigues, cantor que faria 80 anos em 2019, é tema de dois documentários
28/01/2019 09:20 em CULTURA

Um dos filmes está focado no olhar dos filhos Jair Oliveira e Luciana Mello.

  Os 80 anos de nascimento de Jair Rodrigues (6 de fevereiro de 1939 – 8 de maio de 2014) motivaram a produção de dois documentários sobre esse cantor paulista projetado nacionalmente na década de 1960.

 

Um dos filmes, Deixa que digam, tem lançamento previsto em festivais para o segundo semestre deste ano de 2019, com título alusivo a verso do refrão de Deixa isso pra lá (Edson Menezes e Alberto Paz, 1964), música gravada por Jair há 55 anos com partes faladas que, décadas depois, fariam o cantor propagar, orgulhoso, que havia lançado "o primeiro rap brasileiro".

Produção da Confeitaria de Cinema, o documentário Deixa que digam tem produção executiva de Rubens Rewald, que também assina a direção do filme, esta juntamente com Rodolfo Castilho.

Já o segundo documentário sobre o cantor, Jairzão, é focado no olhar dos filhos do artista, Jair Oliveira e Luciana Mello, sobre o pai.

Viabilizado pela Santa Rita Filmes em parceria com a Cantarolar Produções, o documentário Jairzão ainda está em fase de captação de recursos e a previsão é de que comece a ser filmado, com produção executiva de Marcelo Braga e direção de Alexandre Sorriso, no segundo semestre deste ano de 2019.

A intenção é documentar as origens familiares de Jair Rodrigues desde o nascimento há 80 anos na cidade paulista de Igarapava (SP), abordando na sequência a trajetória profissional deste cantor grande como a alegria estampada no onipresente sorriso esfuziante.

Jair Rodrigues tinha habilidade rara para cair no suingue, sobretudo o do samba, ritmo recorrente na discografia produzida entre 1962 e 2014.

♪ Aviso aos navegantes paulistanos: Jair Oliveira e Luciana Mello também celebram os 80 anos de vida de Jair Rodrigues em show que tem duas apresentações agendadas no Theatro Net São Paulo em 5 e 6 de fevereiro. 

FONTE:  Por Mauro Ferreira, G1      FOTO: S DE SAMBA/DIVULGAÇÃO

COMENTÁRIOS