Empresa RR Donnelley, com unidade em Blumenau, anuncia fim das atividades no Brasil
01/04/2019 09:12 em NOTÍCIAS

Funcionários não puderam entrar na empresa e receberam nota da companhia na manhã desta segunda-feira.

Funcionários da companhia na Itoupava Central foram surpreendidos na chegada ao trabalho com nota divulgada pela empresa confirmando pedido de autofalência

A empresa RR Donnelley, que tem uma unidade em Blumenau, anunciou nesta segunda-feira o pedido de autofalência da operação no Brasil. Funcionários da indústria do bairro Itoupava Central foram surpreendidos com a decisão ao chegarem ao trabalho na manhã desta segunda-feira.

A empresa distribuiu uma carta alegando que a decisão de pedir autofalência ocorreu em virtude de dificuldades do mercado editorial e de uma redução de pedidos de um cliente importante. Relatos de funcionários apontam que eles já não puderam entrar na unidade na manhã desta segunda-feira. Apenas advogados teriam sido vistos no interior da indústria.

 

A nota da empresa afirma que discute com o sindicato da categoria a possibilidade de fazer as rescisões de contratos nos próximos dias e, com isso, liberar o acesso dos trabalhadores aos valores de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e seguro-desemprego.

A companhia admite que o fim das atividades ocorre porque a empresa já não teria condições de honrar a próxima folha de pagamento, mas tranquiliza ao pontuar que os ativos da indústria ainda poderiam garantir o pagamento de dívidas trabalhistas e tributárias. Um telefone de contato divulgado pela empresa também confirma aos trabalhadores a decisão de fechamento das atividades no Brasil.

Empresa encerrou atividades de unidades em Blumenau, Tamboré e Osasco (SP)

Empresa encerrou atividades de unidades em Blumenau, Tamboré e Osasco (SP) (Foto: Divulgação)

A RR Donnelley é uma empresa norte-americana e atua na fabricação de papéis, bobinas, formulários e soluções gráficas. Além de Blumenau, a empresa tinha unidades no Brasil nas cidades de Tamboré e Osasco (SP), onde fica a matriz. É neste foro que o pedido de autofalência da empresa será analisado.

Reunião às 14h desta segunda deve definir situação de trabalhadores

O sindicato que representa os trabalhadores da categoria, o Sindgraf, informa que a empresa tinha 160 funcionários na unidade de Blumenau. Uma reunião às 14h entre o sindicato e a gerência da empresa na cidade deve definir os próximos passos para a rescisão dos contratos dos trabalhadores. O presidente do Sindgraf, Moacir José Effting, afirma que tanto os diretores da empresa quanto os sindicatos foram informados da decisão a RR Donnelley por volta das 20h de domingo.

– A empresa está lacrada, ninguém conseguiu mais entrar, eles só distribuíram a nota e o telefone de contato. Vamos ter mais informações depois dessa reunião da tarde. É um baque grande, era uma empresa de grande faturamento, mas as coisas estão mudando – avalia o presidente do sindicato. A reportagem ainda tenta contato com a direção da empresa. 

FONTE:   Por Jean Laurindo jean.laurindo@somosnsc.com.br

FOTO: DIVULGAÇÃO

COMENTÁRIOS