Projeto prevê Macuca e estação de trem na praça da prefeitura
18/04/2019 13:21 em Novidades

Ideia é explorar melhor o espaço e resgatar história da estrada de ferro. 

Nesta semana escrevi que a Macuca pode mudar de lugar depois do restauro que está por começar. Pois bem, eis uma das possibilidades.

 

A prefeitura pensa em criar um novo espaço de convivência na Praça Victor Konder, mais precisamente onde hoje está o quiosque que é usado pela Polícia Militar (PM). A ideia é encontrar um parceiro na iniciativa privada para instalar no local uma choperia, um café ou algo que reúna pessoas e atraia os turistas que hoje param para fotografar o prédio da prefeitura e a Macuca.

A locomotiva histórica ficaria em local de destaque, em frente a essa atração, compondo então mais um ambiente para fotos, descanso, contemplação e lazer. O modelo de concessão ainda está em elaboração, mas alguns detalhes devem ser divulgados em maio, quando a prefeitura deve apresentar um pacote de concessões de espaços públicos.

Ideia é explorar melhor o espaço e resgatar história da estrada de ferro

Estação Blumenau

Estação Blumenau

 

Muita gente nem sabe ou não se lembra, mas o terreno em que hoje está a prefeitura de Blumenau abrigou no passado uma das estações de trem da Estrada de Ferro de Santa Catarina. Por isso mesmo, o imóvel que pode ser erguido na Praça Victor Konder será uma réplica do prédio que foi por décadas uma das mais importantes estações da linha férrea que cruzava o Vale do Itajaí até 1971. 

A Macuca foi uma das primeiras locomotivas usadas na composição que transportava carga e pessoas entre Itajaí e Trombudo Central em pouco mais de 60 anos de funcionamento. Reconstruir a estação e colocar a Macuca ao lado dela seria, de certa forma, devolver a cidade um pouco da história que tem sido perdida ao longo dos anos.

 

Veja abaixo mais imagens do projeto

Estação Blumenau

Estação Blumenau

Estação Blumenau

Estação Blumenau

FONTE:  POR PANCHO   FOTO: DIVULGAÇÃO

COMENTÁRIOS