IGP lança QR Code para consultar veracidade das carteiras de identidade em SC
06/10/2020 10:50 em Tecnologia

A tecnologia funciona para os documentos nos novos modelos, que foram emitidos a partir de 14 de outubro de 2019 e que contam com o código.

O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Catarina disponibilizou uma ferramenta que possibilita a consulta da autenticidade das carteiras de identidade por meio da leitura do QR Code.

O sistema funciona para os documentos nos novos modelos, que foram emitidos a partir de 14 de outubro de 2019 e que contam com o código.Com a iniciativa, as pessoas podem verificar se os documentos são verdadeiros.

Além disso, a tecnologia deve reduzir a quantidade de fraudes que ocorrem para executar trâmites financeiros nos comércios e bancos, por exemplo.

 

Como funciona

O procedimento é feito acessando o link, que levará o cidadão a uma tela solicitando a permissão de uso da câmera do dispositivo eletrônico (computador e/ou smartphones com sistema Android).

Após autorizar o uso, é só apontar a câmera para o QR Code que fica na parte interna da carteira de identidade.

As informações na carteira de identidade vão aparecer na tela. Se o documento for falso, uma mensagem irá informar a fraude do documento existente.

A ferramenta é uma parceria entre Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e do IGP.

 

FONTE:  SC Por G1 SC e NSC TV

FOTO: IGP/DIVULGAÇÃO

COMENTÁRIOS